AS INÚMERAS VANTAGENS DO CALENDÁRIO COMERCIAL
Por Suell Ceschin | CEO Mundopost
Calma, só se passaram 48h de um novo ano, ainda dá tempo de planejar as ações comerciais de sua empresa. A melhor maneira de começar a fazer isso é visualizar o calendário e mapear as datas que mais tem a ver com seu negócio e que figuram como possibilidades reais de conversão de venda. O calendário comercial é um sistema de datas usado por empresas que focam em estratégia e planejamento, ou seja, negócios que giram em torno de propósitos. Ter um calendário de ações beneficiará todas as frentes de sua empresa. Ele garante diversas vantagens, como a otimização do tempo, de recursos, e até o aumento da eficiência e produtividade das equipes. Listamos aqui algumas vantagens: Um calendário comercial funciona como um guia para as atividades da empresa. Ele ajuda a estabelecer prazos e metas, organiza as atividades de acordo com a prioridade e garante que todas as partes interessadas estejam cientes dos prazos e da programação. Ele permite que a empresa planeje com antecedência e que sejam tomadas as medidas necessárias para lidar com imprevistos. Um calendário comercial pode conter:
- Feriados nacionais e locais;
- Eventos importantes para a indústria;
- Datas de lançamento de produtos;
- Prazos de projetos;
- Prazos de campanhas de marketing;
- Reuniões com clientes ou parceiros;
- Prazos de entrega de pedidos;
- Datas de pagamento de contas.
- Principais características do calendário comercial
- Clareza: um calendário comercial deve ser fácil de entender. Por isso, precisa estar organizado de maneira lógica e suas informações devem ser apresentadas de maneira concisa.
- Flexibilidade: ele deve ser flexível o suficiente para permitir que a empresa ajuste as datas e atividades de acordo com as necessidades. É preciso atualizá-lo sempre que houver mudanças na programação.
- Atualização: caso surjam mudanças nos planos, sejam elas semanais ou mensais, se esforce para atualizá-lo. Isso é importante garantir que todas as partes interessadas estejam cientes das alterações feitas.
- Colaboração: quanto mais colaborativo ele for, melhor. Pois isso permite que as equipes trabalhem juntas no planejamento de atividades e tenham um maior compromisso com as entregas.
- Personalização: também é possível personalizar o seu calendário comercial de acordo com as necessidades da sua empresa. No entanto, as informações incluídas devem ser relevantes para todos os colaboradores e devem ser organizadas de acordo com o foco de cada departamento.